As medidas para se manter uma boa saúde óssea devem começar ainda na infância, sendo fundamentais para aquisição adequada da massa óssea, que costuma atingir seu pico no final da adolescência e início da vida adulta. Também são extremamente importantes: diminuir a perda da massa óssea que ocorre com o avanço da idade e prevenir quedas.
Assim, algumas dicas para manter a saúde óssea são:

  1. Consuma alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados;
  2. Tome um pouco de sol diariamente, pois a radiação UV promove a síntese da vitamina D na pele;
  3. Pratique exercícios físicos;
  4. Não fume;
  5. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de cafeína;
  6. Evite o consumo excessivo de sal;
  7. Mantenha uma nutrição adequada e o peso corporal normal.

A manutenção de uma boa saúde óssea visa, entre outras coisas, a prevenção de fraturas por fragilidade, que são aquelas que acontecem espontaneamente ou em decorrência de um traumatismo mínimo, o qual não seria suficiente para provocar uma fratura em condições de normalidade, como por exemplo uma pessoa que cai da própria altura. Os locais mais comumente afetados são a coluna vertebral e o colo de fêmur, entre outros.

Vale lembrar que a fratura de colo de fêmur é grave e pode comprometer bastante a qualidade de vida do indivíduo, sendo os casos muito valorizados na prática clínica. Por outro lado, os prejuízos causados por uma fratura de coluna costumam ser negligenciados, entre eles estão: perda de altura, maior risco de quedas, dores crônicas, comprometimento da capacidade pulmonar, distúrbios do sono, redução do apetite e aumento da dependência desses pacientes a terceiros. Tudo isso também interfere bastante na qualidade de vida dos acometidos.


Então, é fundamental o cuidado com a saúde óssea ao longo da vida e o mesmo deve ser intensificado com o passar dos anos, visto que a fragilidade óssea é maior nos idosos. Uma boa saúde óssea irá ajudar na manutenção da qualidade de vida e autonomia, principalmente nos indivíduos mais idosos.