Qual a frequência ideal para se pesar?

Os estudos têm mostrado que o automonitoramento do peso através de pesagens frequentes é útil no tratamento de sobrepeso e obesidade, além de ajudar na etapa de manutenção do peso. Em alguns casos, também pode ser uma estratégia válida para prevenir o ganho excessivo de peso.

De uma maneira geral, para os pacientes que estão em tratamento para perda de peso, a recomendação é que se pesem uma vez por semana. Não se costuma recomendar a pesagem diária na fase ativa de perda de peso, pois o processo de emagrecimento é lento e a ausência de resultados imediatos pode trazer desânimo, frustração e até abandono do plano de tratamento.

Ao longo do dia, nosso peso pode sofrer modificações por diversos fatores, entre eles: ingestão alimentar e de sal, retenção de líquidos, transpiração, peso da urina e das fezes, fase do ciclo menstrual.

Algumas recomendações são necessárias para que se tenha resultados mais fidedignos na pesagem domiciliar:
⠀⠀⠀
– Pesar-se sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário, de preferência logo após acordar (ainda em jejum) e após utilizar o vaso sanitário.
⠀⠀⠀
– Usar a mesma balança. Atentar para o piso onde a balança está apoiada, não apoiar sobre tapetes ou em superfície irregular, por exemplo.
⠀⠀⠀
– Preferencialmente pesar sem roupas (ou com roupas leves).
⠀⠀⠀
Como está a sua relação com a balança? Está harmoniosa ou você tem fugido dela? Conta para mim. 😉

Posted by Dra. Mariana Reis Murin