1) Esteja com a vacinação contra a febre amarela em dia.
Evite viajar para áreas de mata se não estiver vacinado contra a febre amarela há mais de 10 dias, pois é o período mínimo recomendado para que a proteção conferida pela vacina se desenvolva. De qualquer maneira, a vacina contra febre amarela não protege contra outras doenças transmitidas por mosquitos, tais como a dengue, febre Chikungunya e infecção por zika vírus, então, o uso de repelentes também é recomendável.
2) Proteja-se do sol.
Sempre use protetor solar no rosto para prevenção de rugas e câncer de pele. O uso de bonés ou chapéus também ajuda nesta proteção. Para formar vitamina D através da pele, é necessária a exposição solar com áreas de pele expostas e sem protetor solar. Geralmente, 15 a 30 minutos de exposição de braços e pernas por dia são suficientes, mas a formação de vitamina D ainda depende do tipo de pele e hora do dia, entre outros fatores. Caso haja um alto risco para câncer de pele, é necessário o uso de proteção solar e reposição de vitamina D a depender da avaliação clínica do paciente. Então, de uma maneira geral, exponha-se apenas uns poucos minutos do dia ao sol sem protetor solar.
3) Beba água.
Mantenha-se hidratado e evite urinar em locais públicos. Já orientei numa outra postagem sobre a importância da hidratação (veja aqui: https://www.facebook.com/marianareismurin/photos/a.344436112585520.1073741828.329427127419752/570076056688190/?type=3&theater). Em São Paulo, a prefeitura regulamentou uma multa de R$500,00 para aqueles que forem flagrados urinando nas ruas.
4) Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Se não for possível, beba com moderação! Lembre-se sempre de não misturar álcool e direção. Se beber, não dirija! Além disso, não pegue carona com motorista alcoolizado. Existem várias opções de transporte público: táxis, ônibus, solicitação de carro por aplicativos, etc. Não beba de estômago vazio, faça refeições leves. Não aceite bebidas de estranhos! Preze constantemente pela sua segurança e sua saúde, bem como não coloque em risco a vida de outras pessoas!
5) Não use drogas.
Não use substâncias que vão comprometer seu nível de consciência, sua segurança e a sua saúde! O uso de drogas pode torná-lo vulnerável ao ataque de pessoas mal-intencionadas.
6) Paquere, beije (se consentido) e respeite os outros.
Paquerar e flertar são permitidos, desde que não haja excessos e insistências diante de um “não”. Beijar e ter relações sexuais apenas estão liberados com consentimento de ambas as partes. Abuso sexual é crime, inclusive abuso de menores! Caso haja consentimento entre maiores de idade, use camisinha e seja feliz! Previna-se de uma gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis.
7) Use roupas leves e sapatos confortáveis.
Para conseguir dançar e aproveitar ao máximo a festa, é importante estar adequadamente vestido e confortável.
8) Não pare de usar medicamentos de uso contínuo.
Lembre-se de que as doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão, não entram em remissão nos feriados! Evite misturar álcool com algumas medicações, tais como metformina, paracetamol, medicações que agem no sistema nervoso central e remédios para emagrecer, entre outras.
9) Cuidado com o que come na rua.
Evite comprar comida de vendedores ambulantes. Entretanto, se não tiver jeito, verifique se as condições de higiene e de conservação são adequadas. Em altas temperaturas, o risco de deterioração e contaminação dos alimentos é maior. Esteja sempre alerta para não terminar com a sua festa mais cedo devido a uma intoxicação alimentar ou infecção. Boas opções para manter o pique nos dias de folia são os carboidratos integrais e frutas (secas e frescas), além de evitar alimentos gordurosos.
10) Fique atento aos seus pertences e não saia de casa sem documentos.
Cuidado com o uso de celular no meio de multidões. Previna-se de roubos e furtos.
Caso não goste de folia, aproveite o feriado para ler um bom livro ou assistir a um filme legal.
Gostando ou não de carnaval, desejo um ótimo feriado a todos!