Você sabe o que é mindful eating?

Na minha última postagem, eu mencionei o mindful eating e percebi que algumas pessoas ainda não sabem o que é isso, então, hoje eu vou falar um pouco sobre o assunto. Antes de entrar no conceito propriamente dito de mindful eating, gostaria de definir mindfulness.

Mindfulness é um método de treinamento focado em manter a atenção plena, em outras palavras, é a habilidade de estarmos inteiramente presentes, conscientes do lugar onde estamos e do que estamos fazendo. A prática da atenção plena auxilia as pessoas a viver com um propósito e a desenvolver as aptidões necessárias para lidar com dores crônicas, doenças, depressão, problemas de sono e ansiedade.Ao se empregar os princípios de mindfulness na alimentação, criou-se o termo mindful eating, que significa comer com atenção plena, ou seja, comer consciente ou alimentação consciente.

O que é mindful eating?

A alimentação consciente é uma abordagem que se concentra na consciência sensorial das pessoas sobre a comida e em sua experiência com o comer. Tem pouco a ver com calorias e nutrientes. A finalidade de uma alimentação consciente não é o emagrecimento, entretanto é altamente plausível que aqueles que seguem esse modo de alimentação percam peso. O objetivo é ajudar os seres humanos a saborear o momento e a comida, além de incentivar sua presença total para a experiência alimentar.

Como fazer/praticar?

Primeiro, algumas atitudes recomendadas para a prática do mindful eating são: não julgar, paciência, mente de iniciante (como um bebê), confiança, sem esforço (ao contrário do “estou de dieta”), aceitação e renunciar às expectativas passadas.
Agora, resumindo algumas dicas para praticar: atente nos alimentos antes de comer e respire fundo; sente-se à mesa confortavelmente e desconecte-se da tecnologia; mastigue calmamente, sentindo o cheiro, a temperatura e a textura dos alimentos que você está consumindo; feche os olhos algumas vezes e sinta-se mais presente; perceba as sensações e emoções que a comida desperta; liberte-se do julgamento sobre nutrientes e calorias; perceba sua fome e saciedade; finalize agradecendo pela experiência obtida a cada refeição.

Benefícios

O mindful eating ajuda a identificar os gatilhos emocionais que levam o indivíduo a comer, bem como lidar melhor com as emoções e evitar o comer emocionalmente. Outro benefício é uma melhor digestão e absorção dos nutrientes.

Referências:
1) Mindful Eating: The Art of Presence While You Eat. Nelson JB et al. Diabetes Spectr. (2017)
2) Mindful Eating: Principles and Practice. Jessica T. Monroe. Am J Lifestyle Med (2015)
3) Mindful Eating: Comer com Atenção Plena. Antonaccio, C. e Figueiredo M. (2018)