1) Fique atento(a) aos alimentos que você tem em casa. Com o acesso mais fácil à geladeira e à cozinha, a probabilidade de consumir alimentos calóricos será maior se eles estiverem disponíveis. Então, evite estocar alimentos mais calóricos, principalmente doces.

2) Evite bebidas açucaradas. Não só as que já possuem açúcar na sua composição, tais como: refrigerantes, sucos de caixinha, chás adoçados, bem como evite adicionar açúcar às demais bebidas. Dê preferência ao consumo de água. Uma opção interessante é fazer água saborizada.

3) Mantenha-se fisicamente ativo(a). O recomendado pela OMS são, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física de moderada intensidade ou 75 minutos de atividade intensa. Algumas atividades possíveis de fazer em casa são: pular corda, polichinelos, corrida no lugar (estacionária), saltos, abdominais e prancha, agachamento, dança, entre outros.

4) Estabeleça uma rotina, inclusive para se alimentar e dormir. Já se sabe que noites mal dormidas podem contribuir para o ganho de peso corporal. Então, é importante manter regularidade nos horários de sono, ou seja, hora de dormir e hora de acordar.

5) Evite ficar beliscando ao longo do dia. Um dos fatores que contribui para o ganho de peso e perda do controle da quantidade de calorias ingeridas é o hábito de ficar “mastigando” enquanto faz outras atividades, como assistir televisão, mexer no celular ou ler um livro, por exemplo. Comer prestando atenção aos alimentos, sem distrações, é a proposta do mindful eating, que tenta nos ensinar a aproveitar o momento de uma refeição de maneira mais saudável e saborosa, podendo ter até a perda de peso como consequência.